Cuidados com a pele: tonificação !



oiii meninas,  tudo bem?

Mais um post da sequência de cuidados com a pele. Neste post aqui falei sobre a limpeza da pele e alguns produtinhos que já usei e hoje é dia de falar sobre o próximo passo da limpeza diária que é a tonificação.

Nesta fase há uma diferenciação importante entre Tônico e Adstringente:

" A 2ª. etapa envolve a tonificação da pele, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural, refrescando e suavizando a mesma, preparando-a para a hidratação.

Benefícios do Tônico na Pele

Limpa a pele profundamente
Elimina as toxinas
Melhora a micro-circulação
Prepara a pele para receber hidratação
Devolve o pH natural da pele
Elimina os resíduos acumulados nos poros
Suaviza, acalma e refresca

Diferença entre Loção Tônica e Loção Adstringente

Loção Tônica. Tonificar é completar a impureza, eliminando os últimos vestígios de impurezas e maquilagem da pele, assim como restaurar o pH da epiderme e fortalecer seu tônus.
Loção Adstringente. Adstringir é contrair os poros, controlando a oleosidade excessiva, fortalecendo a pele e evitando a flacidez. Seu uso é indicado para peles oleosas.


Deve-se ter cuidado com tônicos com excesso de álcool. Pessoas com pele muito oleosa costumam gostar muito desse tipo de produto, mas acabam por piorar a oleosidade pelo efeito-rebote que tais loções causam."

( Fonte : Beleza Saúde )



Tonificar a pele é hiper fácil, só aplicar o produto em um algodão ( ou diretamente no rosto, no caso de produtos em spray, se preferir) e aplicar levemente sobre toda a pele do rosto e pescoço. Sem mistérios!


Eu já falei desse assunto resumidamente no blog quando falei todo o meu ritual de cuidados com a pele com produtos da linha Chronos e hidratante noturno Sejaa ( aqui ! ). Mas tenho algumas reconsiderações a fazer, inicialmente vamos á elas:

[ Quanto a limpeza, eu usava a Emulsão de limpeza para peles secas, ela promovia uma boa limpeza e ainda a uso de vez em quando. Não me trouxe alterações na pele e ainda a indico.] Porém tive que trocar o tônico ( e o hidratante que irei abordar no tema de hidratação ok?). Com o uso contínuo de meses, percebi que surgiram algumas "bolinhas" internas no meu rosto. Não eram espinhas visíveis, eram bolinhas mesmo, por baixo da pele e comecei a percebê-las principalmente quando aplicava a base. Deixei de usar a loção de limpeza e não alterou, quando deixei de usar a loção tônica protetora, notei a diferença.... as bolinhas começaram a diminuir. Voltei usar a loção de limpeza e as bolinhas não voltaram a aparecer, tentei usar o tônico novamente, e elas ressurgiram.  ( Obs: Ainda as tenho, e meu tratamento dermatológico é em prol delas.... porém estão bem menores e menos visíveis.). Tinha matado a charada, era o tônico protetor! Parei de usar ele e comecei o uso dos produtos que vou listar a seguir:


Já usei e indico:



Tônico Facial H2O - Yes Cosmetics

"Limpa profundamente, removendo impurezas que permanecem no rosto mesmo após a lavagem com o sabonete. Formulado com água termal e extratos de algas marinhas, regula a oleosidade e desobstrui os poros"


 Gostei muito do produto, ele realmente finaliza a limpeza da pele e a deixa fresquinha e tonificada. Mesmo tendo a pele seca, ele não ressecou demais poréeem o encaixo como um adstringente. Usei o vidro todo e super indico o produto. 

Não comprei novamente pois procurei tônicos específicos para pele seca. Este é excelente mas o indicaria mais para peles oleosas.




Uso atualmente e amo:





Tônico Facial Neutrogena Sem Álcool

"O Tônico Facial Neutrogena Sem Álcool oferce uma limpeza refrescante, sem provocar o ressecamento da pele.Remove delicadamente as impurezas presentes na pele,fazendo com que ela fique fresca, limpa, macia e suave.Indicado para as peles normais e secas."


Esse sim se encaixa na nossa definição de tônico e foi maravilhoso pra minha pele. Quando passo ele, sinto a pele fresquinha, tonificada e limpa! Ele retira todas as impurezas restantes da pele e não resseca nadinha! Super aprovado!




Recentemente recebi um tônico que estava namorando a tempos, o Tônico Instant Refreshing Toner da Sephora! Li maravilhas dele e fiquei muitíssimo curiosa... e o preço estavam bem acessível. Comprei, já recebi mas estou conseguindo não testá-lo! Quero terminar de usar este aí da Neutrogena primeiro!  Quando eu começar a usar a formular minha opinião faço resenha dele aqui no blog e incluo ele nesta postagem! 


Após o tônico, hidrato a pele com cremes específicos para dia e noite. Mas isto é assunto para o próximo post sobre o assunto!

E vocês meninas, tem o costume de tonificar a pele? Usam adstringente ou tônico?


Beeijos !


0 comentários:

Postar um comentário